sexta-feira, 20 de agosto de 2021

No blogue dos Professores do Liceu Nacional da Póvoa de Varzim constavam temas pouco integrados no seu objectivo principal. Trouxemo-los agora para aqui ficando o anterior exclusivamente dedicado aos professores. Este novo blogue funciona assim como um complemento daquele. 


1 - Conselheiro Abel de Andrade

Na origem do Liceu da Póvoa de Varzim está um grande vila-condense, o Conselheiro Abel de Andrade.

Logo em Outubro de 1904, a Póvoa homenageou-o, conforme registou o Estrela Povoense:


Inicio da primeira página do jornal Estrela Povoense de 2 de Outubro de 1904 que dá conta de uma homenagem poveira ao Conselheiro Abel de Andrade.


Nasceu ele em Vila do Conde a 5 de Outubro de 1866 e faleceu com 91 anos em Lisboa, em 6/5/1958.

Foi “sócio da Academia de Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da antiga União Internacional de Direito Penal, da Academia de Jurisprudência e de Legislação de Madrid, da «International Law Association» de Londres, colaborou largamente nas mais importantes revistas de Direito de Portugal”.



Cons. Abel de Andrade.

Em 1912, se não erramos, a revista A Póvoa de Varzim evocou o Conselheiro Abel Andrade com o texto que se segue, encimado de fotografia: 

Tem a consagração da Póvoa de Varzim este ilustre cidadão que prestou relevantes serviços à instrução deste concelho quando Ministro da Instrução Pública no extinto regime.

Sua Ex.a tributava muita afeição por esta terra, conquistando logo as simpatias dos seus habitantes, que viam em Abel Andrade um cavalheiro de primorosas qualidades e um homem de Estado recto e justiceiro.
Foi o grande amigo desta terra que vendo-a num estado material tão progressivo, mas decadente na instrução, sem escolas em edifícios próprios, brindou-a com três escolas oficiais: uma na rua dos Banhos, outra na rua Direita e ainda outra ao lado da capela da Lapa, passando para elas os professores que leccionavam em casas particulares.
Sua Ex.a, vendo que a Póvoa de Varzim possuía um Instituto Municipal, elevou-o (em 1904) à categoria de Liceu Nacional, fazendo passar pela assinatura régia o decreto da sua criação, conseguindo depois a Câmara o donativo de 4 contos do Governo para manter-se até à 5.ª classe, cuja quantia tem sido variável, conforme as conveniências governativas.
Ante a boa vontade de ser prestante à nossa terra, sua Ex.a cada vez mais enraizou no coração dos poveiros profundas simpatias, e estes lhe prestaram um brilhantíssimo banquete no Teatro Garrett, que decorreu delirante.
Foi então que a Câmara Municipal resolveu – e muito bem – prestar-lhe homenagem de gratidão por tão grandes melhoramentos materiais, mudando a placa onde se lia «Rua Direita» e colocando outra com esta designação Rua Conselheiro Abel Andrade – nome que soa tão bem pela dedicação que sua Ex.a tem por esta linda praia, dedicação que raras vezes se vê nos estadistas e nos governos.

É por isso que nos nossos corações está escrito em caracteres de ouro o nome do Sr. Dr. Abel Andrade, como um benemérito da Póvoa de Varzim, porquanto sua Ex.a, não sendo povoense, tem direito à consagração de quem só benefícios recebeu.

A rua Conselheiro Abel Andrade é hoje a que, saindo da porta principal da Escola Secundária de Eça de Queirós, vai para o largo da Dores.

Aquando da sua morte, ocorrida em 6/5/1958, o Diário de Notícias lembrou a sua figura e obra num extenso currículo. Na Enciclopédia Verbo vem sobre ele um elogioso artigo assinado por Marcelo Caetano.

Na juventude, Abel Andrade viveu a escassas centenas de metros da casa de Antero de Quental, de quem se tornou amigo (Década Dourada de Vila do Conde de Ana Mª A. Martins).

Integrado teórica e praticamente na doutrina do catolicismo romano em que foi educado, essa sua orientação transparece sempre tanto na direcção dos seus cursos na Faculdade de Direito e nas sessões do Conselho Superior de Instrução Pública como em numerosas alocuções políticas e conferências que proferiu.
Com carta de Conselho por decreto de 1901, o Sr. Conselheiro Abel de Andrade possuía entre outras condecorações as Grã-Cruzes da Ordem da Coroa de Itália, de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e da Ordem de S. Silvestre, conferida pelo Papa Pio XI.
Publicou os seguintes volumes que acentuam o grande valor do seu espírito de jurista e da sua vasta cultura humanista: «A Síntese Cartesiana. Influências do Cartesianismo sobre o Racionalismo. Estudo teórico-prático», com prefácio de Teófilo Braga (1892); «A Parede e as minhas Responsabilidades» (1892); «Crítica Literária» (1892); «Princípio das Nacionalidades» (1893); «Administração e Direito Administrativo» (1893); «A João de Deus»; «Memória Apresentada ao Congresso N. de Tuberculose»; «Crítica Financial» (1895); «Evolução Política em Portugal» (1895); «Comentário ao Código Civil Português» (1895); «A vida do Direito Civil», 5 vol. e um fasc. (1898-99); «Síntese Histórica das Doutrinas Económicas» (1898); «Ciência Económica» (1898); «Direito Comercial» (1899); «Crítica da Diferenciação do Direito Penal» (1922); «Primeiras Linhas dum Curso de Processo Criminal» (1926); «Circunstâncias Dirimentes da Responsabilidade Criminal» (1929); «Regime Jurídico-penal de Vadios, um Ensaio de Pena Indeterminada» (1929); «Da Extradição» (1929»; «Sumário de Lições Magistrais (Cadeira de Direito Penal)» (1931-32); «Sumário das Lições (Cadeira de Processo Penal)» (1930-33); etc., etc.

O Sr. Conselheiro Prof. Conselheiro Abel de Andrade fazia parte do Conselho Fiscal da Empresa Nacional de publicidade. Diário de Notícias

Nos últimos 30 anos da sua vida dedicou-se à causa da Igreja Católica, prestando relevantes serviços ao Patriarcado de Lisboa, que lhe valeram o agraciamento com a Grã-Cruz de S. Gregório Magno. No tempo da Monarquia também recebera a Grã-Cruz de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tendo sido o último sobrevivente dos possuidores desta extinta condecoração. A sua obra científica ficou dispersa em artigos de revista e outros escritos. VELBC

 Durante décadas, foram numerosas as referências elogiosas ao Conselheiro Abel Andrade  na imprensa vila-condense.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial